sexta-feira, 26 de novembro de 2010

VISITA AO CRP

No dia 29/10 a turma de Informática Educativa foi visitar o Centro de Referencia  do Professor.


Antigo Mercado da Farinha (1809) com características ART-Déco, posteriormente Mercado Central (1932) como serviço de abastecimento da cidade de Fortaleza. Reformado e redimensionado em 2000, abriga a BV/CRP, preservando sua estrutura coberta com tesouras metálicas feitas por trilhos de bonde.

O projeto arquitetônico de José Capelo Filho (Pepe) da antiga FUNCET, idealizou inicialmente uma grande praça coberta com 3500 m² de área, se constituindo um espaço de difusão da cultura onde se instalou a Galeria de Arte Antonio Bandeira, Memorial Sinha D'amora, um palco, uma praça coberta e jardins. Posteriormente, se agregou a idéia de ampliar a estrutura pedagógica, com a criação de novas estruturas no andar superior, contemplando um projeto de Informática Educativa com recursos da SER II e CNPq. Com consultoria da Faculdade de Educação –FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, o projeto e acompanhamento técnico da rede lógica da utilização de computadores com fins pedagógicos teve a autoria do professor Dr. Hermínio Borges Neto (FACED/UFC).

No térreo, instalou-se o Centro de Informação ao Cidadão – CIC, que juntamente com dois outros ambientes do andar superior, Núcleo de Tecnologia Educacional – NTE e Ambiente Virtual de Ensino – AVE, passaram a compor a estrutura denominada Biblioteca Virtual Moreira Campos, com 143 computadores ligados a internet, democratizando o acesso às Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs.

Apesar de todo o aparato cultural e tecnológico a que se propõe, o projeto da BV/CRP ainda não alcançou de fato o que significa uma Biblioteca Virtual em seu sentido pleno, estando em processo contínuo de construção pedagógica, para que de fato esta estrutura corresponda à denominação recebida.

Partindo do princípio que todas as pessoas têm direito a educação de qualidade, a democratização de acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação, complementará de fato o processo de formação de uma cidadania. As conquistas tecnológicas devem estar portanto, inseridas no sistema educacional com uma proposta pedagógica que efetivamente mude a prática dos professores, favorecendo uma melhor qualificação de todos (professores, alunos e cidadão comum), para o enfrentamento de um mercado de trabalho extremamente moderno e competitivo.

Nesse contexto, a BV/CRP se estrutura internamente através de três ambientes pedagógicos:

Nucleo de Tecnologia Educacional - NTE

Estrutura descentralizada do Programa Nacional de Informática na Educação – PROINFO/MEC. Com 29 computadores divididos em duas salas: sala de aula - SA e sala de estudo - SE este ambiente alicerça prioritariamente a formação dos professores municipais em Informática Educativa. Disponibiliza trimestralmente uma grade de cursos propiciando mudanças na prática pedagógica dos professores.

Dentre inúmeras ações, o NTE é responsável pela implementação do Plano Municipal de Informática Educativa – PMIE, acompanhando a expansão dos Laboratórios de Informática Educativa-LIE, participando conjuntamente com a SME da seleção e credenciamento dos professores lotados nos LIE.

O NTE trabalha com projetos e convênios diversos como: Tonomundo, Projeto Segura Essa Onda, DVD Escola e Intel Educação para o Futuro.

Em 2008 professores e estagiários criaram o projeto denominado Núcleo de Tecnologia Inclusiva-NTI, oportunizando a utilização de Tecnologias Assistivas aos portadores de deficiências auditivas, visuais e outros.

Em parceria com a Kidlink, o projeto social KHouse Raízes da Vida acontece aos sábados. 


Ambiente Virtual de Ensino
O Ambiente Virtual de Ensino (AVE) é um espaço de inclusão digital do aluno da rede municipal. O computador funciona como mais uma ferramenta pedagógica que se soma ao livro, à TV Escola, à Biblioteca e a outros meios instrucionais, complementando estudos e pesquisas. Os professores das escolas encontraram no AVE especialistas em Informática Educativa à disposição para realizarem planejamentos em conjunto de temas trabalhados inicialmente em sala de aula, possibilitando ao professor, utilizar o computador com sua turma, como instrumento facilitador e inovador de sua prática pedagógica. O aluno poderá também freqüentar o AVE em atividades em horários livres (até sábado) mediante inscrições individuais na recepção, assim como participações em oficinas.

Os 88 computadores do AVE estão dispostos em três salas-ambientes: AVE I (estudos individuais), AVE II (oficinas) e AVE III (oficinas e estudos em grupos).
Paralelamente, com a instalação de novos LIE e a ausência de transporte das Regionais, vem-se contatando a ausência significativa da presença de aluno no AVE, acarretando a utilização deste espaço para outras atividades, como capacitação de servidores.

Em parceria com o CEFET-CE, dentre várias atividades pedagógicas, o AVE desenvolve aos sábados, com sucesso, o projeto social “KHouse Profissionalizantes Jovens do Saber Digital”. Também merece destaque outras ações deste espaço, como o Projeto “Aluno Monitor” em parceria com a Microsoft, capacitando alunos para monitoria junto aos laboratórios de informática educativa nas escolas.
Centro de Informação ao Cidadão - CIC
O Centro de Informação e Comunicação do Cidadão (CIC) é um espaço, concebido e planejado, com o objetivo de oportunizar à população o acesso a computadores e à Internet gratuita. Sendo portanto um espaço democrático, no que diz respeito à socialização do saber, na perspectiva da inclusão digital.

Com o Sistema Operacional Linux e com 15 computadores conectadores à Internet, este ambiente se constitue um canal de informação e comunicação da população, por viabilizar o acesso às informações que facilitam o cotidiano do cidadão. O usuário deve apresentar os documentos necessários e marcar horário previamente na recepção do CRP, dispondo de 1h30' de acesso gratuito. Através desta mídia eletrônica, realiza pesquisas bibliográficas, e-mail, comunidade virtual, serviços disponibilizados a população, consultas e informações gerais, dentre outras atividades que possa desenvolver com a máquina.

Para encerrar nosso "Tour"  tiramos uma foto coletiva!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário