quarta-feira, 24 de novembro de 2010

DIFERENÇA ENTRE I.E, EAD E DCC


Com o desenvolvimento tecnológico que nossa sociedade tem vivenciado , a educação como motor chave de nossa sociedade tem por obrigação fazer uso das tecnologias e  inseri-las em seu cotidiano  afim de ser mais um recurso para o Ensino e Aprendizagem, sendo assim são nos oferecidos recursos como a Informática Educativa (I.E), Educação a Distância (E.A.D) e Desenvolvimento Cognitivo e Computadores (D.C.C).
O objetivo da I.E é utilizar o computador como recurso didático para as práticas pedagógicas nos diversos componentes curriculares, incentivando a descoberta tanto do aluno quanto do professor e preocupando-se com "quando", "por que" e "como" usar a informática para que a mesma contribua efetivamente para a construção do conhecimento.

É importante que os agentes de ensino definam atividades em que os alunos utilizem o computador como recurso didático e pedagógico. As aulas devem ser planejadas antes que sejam aplicadas em ambiente computacional. Nesse contexto, a abordagem construcionista - em que o aluno constrói algo utilizando o computador como meio - tem sido utilizada com grande sucesso.
Para quem não possui tempo disponível para freqüentar um sistema de ensino presencial os alunos podem recorrer a E.A.D  que se configura com um recurso de ensino que permite que  o aluno não esteja fisicamente presente em um ambiente formal de ensino-aprendizagem, assim como, permite também que faça seu auto estudo em tempo distinto. Diz respeito também à separação temporal ou espacial entre o professor e o aprendiz.

A interligação (conexão) entre professor e aluno se dá por meio de tecnologias, principalmente telemáticas, a internet em especial as hipermídias, mas também podem ser utilizados o  celular, notebook, IPod entre outras tecnologias semelhantes.
Na expressão ensino a distância a ênfase é dada ao papel do professor (como alguém que ensina a distância). O termo educação é preferido por ser mais abrangente, embora nenhuma das expressões, segundo o professor, seja plenamente completa

No que se refere ao DCC considerando que o computador armazena, representa e transmite informações tendo aluno o computador como recurso de aprendizagem as informações possibilitam ao aluno a construção do conhecimento à medida que recebe as informações que são memorizadas e processadas pelos esquemas mentais. Quando o aluno está diante de um desafio ou problema que precisa ser resolvido, ele busca um novo conhecimento. Caso o aluno não obtenha conhecimento suficiente, busca outras informações que, são unidas ao conhecimento existente, possibilitam ao aluno a execução de sua tarefa.
Outro fator interessante é que por meio do computador os alunos sentem-se mais livres e os erros tornam-se insignificantes. Apagar e fazer novamente torna mais divertido e menos traumático. Deste modo o erro colabora com o desenvolvimento da aprendizagem do aluno. Quando o aluno percebe que errou, entra em conflito e se desequilibra. Ao buscar o equilíbrio novamente, ele reconstrói seu objeto de estudo. Este processo proporciona ao aluno aprendizado, pois ele pensa, reflete, analisa e realiza sua ação diante da descoberta do erro. O computador dessa  forma, pela  variedade de funções, permite ao aluno executar esta tarefa sem perceber sua real dimensão de aprendizagem.

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