Pertencemos a uma sociedade que dia após dia tem se tornado cada vez mais dependente de recursos tecnológicos. Presenciamos no decorrer de sua evolução um aumento do uso da tecnologia em diferentes aspectos da nossa vida cotidiana bem como a ampliação e facilitação do acesso a estas tecnologias. Utilizamos tecnologia desde saque em um caixa eletrônico, passando pelo exercício do voto nas eleições nas urnas eletrônicas, até as complicadas operações envolvendo as grandes empresas, as bolsas de valores, enfim, a onipresença da informática torna impossível desconsiderá-la ao pensar as relações humanas na nossa sociedade.
Temos presenciado as crianças desde cedo em um nível de interação com o mundo tecnológico que muitos de nós não possuímos quando mais jovens, temos visto a tecnologia, o acesso a informática rompendo barreiras de distancia através de comunicação rápida com pessoas de outros continentes, de acesso a informação e noticias de todo o mundo e até mesmo do tempo o que verificamos no aumento da procura pela Educação à Distância.
Diante desse contexto globalizado na nossa sociedade através das tecnologias, tal fenômeno acaba por interferir também no campo educacional. Ora, sendo a educação o motor chave da nossa sociedade, responsável por formar o perfil do individuo que participe em nossa sociedade de forma produtiva, se faz mais do que necessário que o campo educacional que inclui instituições de ensino, diretores, coordenadores, professores e até pais passam a considerar suas perspectivas diante dos avanços tecnológicos buscando assim a integração destes recursos no meio educacional.
Ao pensar a educação como espaço de sociabilização e a escola como um instrumento capaz de colocar as classes populares em contato com o conhecimento sistematizado ao longo da história da humanidade e em condições de enfrentar um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, faz-se necessário, também, discutir a presença ou a ausência, além das formas de utilização, da tecnologia no mundo escolar é necessário pensar para que em nossa sociedade não haja divisão no que se refere ao aprender e vivenciar.
É inconcebível, nos tempos atuais, imaginar as relações existentes entre os atores do processo ensino – aprendizagem (professores e alunos), voltadas para um ensino crítico, colaborativo, onde as diferenças individuais se somam, sem considerar o contexto no qual estes atores estão inseridos
É necessário que a escola e o professor aja em sintonia com os recursos da tecnologia e inseri-los no processo de ensino e aprendizagem caso o contrario ficará a mercê de seus alunos. Tal contexto deve ser analisado não só nos limites da instituição escolar, mas principalmente na sociedade como um todo, uma vez que os atores (professores e alunos) são indivíduos que compõem esta sociedade, com ela interagem e fazem trocas, com ela aprendem e a ela retornam, sempre formando-a e modificando-a num processo contínuo.
No entanto nos deparamos com uma série de entraves no que se refere a o inserção da tecnologia no meio educacional desde o provimento de equipamentos como com T.Vs., videocassetes, computadores e recursos audiovisuais na facilitação do ensino aprendizagem, como também a manutenção de tais equipamentos, o que deixa muito a desejar, sendo esquecido muitas vezes pelas as instituições de ensino ao fator principal que é a formação dos professores, pois não basta fornecer os equipamentos, é necessário formar os professores para que eles façam destes equipamentos ferramentas para a construção do conhecimento e para a formação de indivíduos críticos, ou seja, é necessário, acima de tudo uma reformulação do pensamento que norteia a educação para que ele seja compatível com o pensamento planetário que orienta as modernas tecnologias informacionais.
Sem atentar para estes fatores a escola ficará a mercê de seus alunos pois uma das conseqüência do desenvolvimento tecnológico na nossa sociedade é o banco de informação que temos acesso, com uma gama de informações fora da escola, no entanto o conhecimento sistematizado ainda está presente no contexto escolar, sendo necessário assim que as escolas possam utilizar destas informações que os alunos já tem acesso e inseri-los no contexto educacional contribuindo assim, na construção do verdadeiro conhecimento dos alunos.
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